Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A coragem de confiar - Roberto Shinyashiki

Você já notou como o mundo está lotado de medo? As angústias estão mais presentes na vida das pessoas do que suas próprias sombras. Muita gente vive em um estado de apreensão constante, assim como se viver fosse um peso a ser carregado a cada dia.


Não estamos falando daquele medo saudável, que nos leva a ser cautelosos e proteger a nós mesmos, mas sim daquele receio irracional, que nos paralisa.


Sim, o mundo está tomado pela insegurança. Ela mata a alegria de viver e sufoca o seu desejo de ser feliz e se realizar. Mas essa não é uma boa opção, se você quer mais da vida. Você não pode deixar que o medo se torne o seu estilo de viver.

As pessoas estão assustadas. A desculpas para a insegurança nesse momento é a crise ( e não importa em que ano você está lendo este texto, com certeza está acontecendo uma crise no mundo e em sua vida).
Mas o importante é estar consciente de que é preciso avançar, pois, como diz o professor Hebert Steinberg, as pessoas não percebem que uma crise é um aviso de que alguma coisa mudou definitivamente. Quando acontece uma crise, as pessoas ficam se perguntando quando ela passará, na esperança de que a situação volte a ficar como era antes de ela surgir. Contudo, as coisas nunca voltam ao que eram antes de uma crise, pois esta cria uma nova realidade, e cada um de nós tem de evoluir para atuar nessa nova condição.

Quando as pessoas me perguntam se confio em nosso governo ou na economia, respondo que não confio nem deixo de confiar, Aliás, digo que não preciso confiar neles.
A verdade é que confio apenas em três forças nessa vida: primeiro, e mais que tudo, confio em Deus. Sei que, por pior que pareça estar a minha vida, Ele sempre está por perto, cuidando de mim.
Segundo, acredito e confio nas pessoas. Sei que cada uma tem um sonho e que, se eu ajudá-las a realizar esses sonhos, elas também ajudarão a realizar os meus.
Terceiro, confio em mim mesmo. Sei que, independentemente de eu estar cansado ou doente, na hora "H" farei o que precisa ser feito.
A confiança é a melhor vacina contra a insegurança e as preocupações.

Qunado suas vitórias acontecerem, celebre-as com muita alegria. Qunado os desafios acontecerem, trabalhe forte para supera-los. Quando as soluções parecerem impossíveis, olhe para o céu e lembre que Deus cuida de você, pense nas pessoas com quem você pode contar, por mais distantes que elas possam estar, e olhe para dentro de si mesmo. perceba que esse desafio é apenas mais um em sua vida e avance. Vá em frente até testemunhar a sua vitória.
Nos momentos de decisão de nossa vida, o mais importante é ter a coragem de confiar e lutar até o final.
Porque desistir é um verbo que não deve haver em nosso dicionário.
Resumindo: o medo faz com que interpretemos fatos simples como se fossem inimigos monumentais.

Os problemas precisam ter a dimensão de desafios a ser enfrentados, e não de impedimentos para suas conquistas. O trabalho precisa ser visto como a oportunidade  de você mostrar sua capacidade de mudar a realidade. Os desafios no amor precisam ser encarados como chances de você fazer desabrochar sua capacidade de amar e ser amado.
Como disse o ex-presidente norte- americano Franklin Roosevelt: " A única coisa que devemos temer é o próprio medo".
A insegurança é a sombra que aparece no coração que não tem confiança! Por isso, vamos  conversar muito sobre confiança, em suas diversas formas: a confiança em Deus, nos outros e em nós mesmos. Quando você acredita em Deus, no outro e principalmente em você, a insegurança desaparece.

Quando a confiança estiver em sua alma, o medo desaparecerá, porque a luz não conhece a escuridão.

Solidão.

Algumas pessoas reclamam de solidão. Não têm amigos, não têm companhia, nunca têm um programa nos finais de semana. Muitas vezes se sentem rejeitadas. Só que não percebem que essa solidão é apenas opção delas.
Normalmente essas pessoas não querem ninguém por perto porque têm medo de tudo_ têm medo de ser abandonadas, de ser trocadas por outras, de ser confrontadas, de ouvirem um "não", de amar sem ser amadas. E não querem que ninguém perceba que estão com medo.
Então, em vez de compartilhar sua fragilidade e pedir ajuda aos amigos, fecham-se como se fossem um marisco na pedra.

  Fé, que é acrediar em Deus.
  Confiança, que é acrediatr no outro.
  Autoconfianã, que é acreditar em si mesmo.

O poder da oração.

"Aqueles que rezam fazem mais pelo mundo que aqueles que lutam; e, se o mundo vai de mal a pior, é porque existem mais batalhas do que orações".

George S. Patton.




Nenhum comentário:

Postar um comentário